2016… 366 DIAS COM CIÊNCIA

20 anos de Ciência Viva em Portugal

Não é fácil selecionar 366 cientistas para figurarem no calendário 2016… 366 DIAS COM CIÊNCIA! Não porque haja dias do ano em que não tenha nascido nenhum cientista digno de ser realçado, mas porque em cada dia houve que tomar decisões sobre qual escolher de entre as várias possibilidades. Com efeito, a Ciência é o resultado da acumulação do trabalho de muitos milhares de cientistas ao longo de séculos e, a duração do ano é limitada…

Como sempre acontece quando se tomam decisões, há que optar entre várias possibilidades. Se nalguns casos a escolha é relativamente fácil, noutros… é impossível não ser injusto. Que fazer, quando verificamos que James Maxwell e Thomas Young nasceram ambos a 13 de Junho? Que fazer quando, o mesmo avanço científico resultou, como tantas vezes acontece, de um trabalho de equipa? Como escolher entre James Watson, Francis Crick ou Maurice Wilkins?... talvez optando por Rosalind Franklin!... mas, serão sempre opções.

Por outro lado, mesmo uma observação superficial, revela-nos a total ausência de algumas personagens clássicas que, pelos seus enormes contributos para o conhecimento científico, não deveriam estar ausentes… Aristóteles, Arquimedes, Euclides, Avicena,… ou o português Pedro Nunes são apenas alguns exemplos. O problema nestes casos, não foi a necessidade de escolher mas… a impossibilidade de escolher. Quando recuamos no tempo os registos históricos tornam-se raros e desconhecem-se os dia dos seus nascimentos e, nalguns casos, mesmo o ano em que terão nascido é incerto. A existência do cientista do mês, é uma forma de minorar esta situação.

Por tudo isto, 2016… 366 DIAS COM CIÊNCIA é apenas uma das inúmeras possibilidades de conhecermos 1 cientista e a sua obra por dia. Pelas limitações inerentes a um projecto desta natureza, não pretende ser nem uma História da Ciência nem uma enciclopédia sobre Ciência. De qualquer modo, tendo havido o cuidado em diversificar os temas, é uma excelente oportunidade de sabermos mais, não só sobre 366 assuntos científicos, mas também sobre 366 cientistas… Porque a Ciência é feita de pessoas.